terça-feira, 10 de maio de 2011

É ela !!! Orquidea Laelia Crispilabia - L. Rupícula

Ei, gente!

Encontrei!

Quero dizer, finalmente, consegui identificar as minhas orquideas. Eu as comprei, há cerca de um ano, cheias de florizinhas lilases em forma de estrelinhas, em hastes longas e finas, cerca de 6 a 8 em cada; mas, após cerca de um mês, as flores caíram e não nasceram mais.

Eu as estava tratando como se tratam a maioria das orquideas (90% delas são epífitas) em vasos com fibra de coco e meia sombra.
Mas, passados doze meses (mais ou menos) elas não voltaram a florir; então, pus-me a investigar:

Elas, as Orquideas Laelia Crispalabia, são orquídeas rupículas, que vivem sobre pedras. É mole?
E mais, são nativas do cerrado brasileiro, daqui de Belo Horizonte, fixam-se sobre as rochas ricas em minerio de ferro e apreciam bastante claridade e até o sol direto, desde que suas raízes estejam protegidas sob o limo que se forma sobre as pedras.

Elas apreciam muitíssimo uma tal de "pedra-canga" ou "tapiocanga', como é conhecida no Mato Grosso, mas desenvolvem-se muito bem sobre brita comum.

Vou transportá-las hoje mesmo. Depois mostro aqui. Por enquanto fica esta foto da net só para vocês saberem de qual eu estou falando e, se tiverem uma igual, não colocarem a pobrezinha na fibra de coco.

É tudo.
Bjos. Lu.

Nenhum comentário: