segunda-feira, 30 de maio de 2011

Montando um pequeno jardim. Dicas de Jardinagem.

Ei, meninas,

Hoje vou falar novamente de flores.


Finalmente consegui arrumar o jardim da frente da minha casa. Agora ele está do meu jeito. Todo florido, é claro!

Acontece, que ainda tenho os canteiros dos fundos para terminar; então minhas pesquisas continuam.

Desde que me mudei para esta nova casa, há cerca de um ano, e até antes de me mudar, passei a ler e pesquisar sobre o assunto jardinagem. Pois bem, o que eu aprendi desde então foi que:

Se você quer montar um jardim ou mesmo organizar um espaço com vasos de plantas, o primeiro passo é conhecer o espaço: suas dimensões, quanto de luz direta ou luminosidade ele recebe diariamente, os ventos que o atingem, poluição, e tudo o mais.

E gente, agora eu sei: alguns desse fatores simplesmente mudam durante os meses do ano. Então, por exemplo, quando me mudei, eu tinha uma jardineira enorme na janela da minha cozinha, com incidencia total do sol da manha. Perfeita para uma hortinha de temperos, eu pensei.

Errado. era então pleno verão, mas, nos meses de outono/ inverno o sol simplesmente não bate nessa parte da casa. Nadinha mesmo.

É que o planeta Terra não mantém o mesma inclinação de seu eixo de rotação durante a translação (percurso da Terra em torno do Sol); A alteração do eixo de rotação da Terra é exatamente o que define as estações do ano;

Não entenderam:  Eu explico, mais ou menos assim: A Terra , em seu movimento de rotação (quando ela gira em torno de si mesma) não fica sempre "empezinha";  ela, vai tombando, inclinando o eixo de rotação em sua volta em torno do sol (translação); alterando, assim o ângulo de incidencia dos raios solares.
Ainda não entenderam?  Então entendam aqui: fisica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/cap2/cap2-1.html

Bem, no meu caso, no final do verão, a sombra pegou um pedaço dos vasos, foi aumentando, até não bater mais sol algum na minha hortinha; Conclusão: Apenas o manjericão sobreviveu e eu tive de escolher outras plantas para colocar lá.

O que nos leva ao segundo passo: A escolha das plantas.

Eu sei, o jardim é seu, você sempre sonhou em tê-lo todo colorido com aquela flor que você recebeu a muda da sua bisavó, que já faleceu ou da sua ex-cunhadinha amada que não está mais entre nós, mas, se as condições do local não atenderem às necessidades básicas da planta. Nada feito.

Para montar um jardim que prospere como voce quer, é necessário escolher as plantas que mais lhe agradam dentre aquelas espécies que se adaptam ao seu espaço.

Assim, por exemplo, se você tem um espaço com bastante sol mas, difícil de regar : plante calanchoes ou hixorias, elas apreciam o solo um pouco mais seco e bastante sol direto; mas se for possível manter o solo sempre umido, plante gerânios hera (uma espécie que é perfeita para vasos pendentes) ou azaléias.

Por outro lado, se o seu espaço é de sombra só, saiba que a intensidade desta sombra (ou da claridade) também importa; com bastante claridade (mas nada de sol direto) você poderá ter brinco de princesa (pendente) clolumélias peixinho (eu adoro) violetas, begônias e  lirio da paz; mas se a luminosidade for pouca, voce poderá optar por samambaias (elas estão na moda) ou bromélias, se o local se mantiver umido.

Exemplos de Plantas que gostam de receber Luz solar direta várias horas por dia (pequei na NET)
- cactos e suculentas em geral
- agave (Agave)
- cravina (Dianthus barbatus)
- cróton (Crodiaeum)
- dracena (Dracaena)
- camarão-amarelo (Pachystachys lutea)
- boca-de-leão (Anthirrhinum majus)
- amarílis (Hippeastrum reginae)
- escovinha (Centaurea cyanus)
- alamanda (Allamanda cathartica)
- babosa (Aloe vera, Aloe barbadensis)
- lanterninha-japonesa (Abutilon megapotamicum)
- sininho (Abutilon striatum)
- acácia-mimosa (Acacia podalyriaefolia)
- dália (Dahlia hibrida)
- papiro (Cyperus papyrus)
- lantana (Lantana camara)

Exemplos de Plantas que gostam de receber Luz indireta e intensa:
-
coléus (Coleus blumei)
- arália (Fatsia japonica)
- espada-de-são-jorge (Sanseveria)
- jibóia (Philodendron oxycardium)
- maranta (Marantha)
- peperômia (Peperomia scandens)
- ciclame (Cyclamen persicum)
- gloxínia (Sinningia speciosa)
-agapanto (Agapanthus africanus)
- alstroméria (Alstroemeria pelegrina)
- begônia (Begonia)
- tinhorão (Caladium bicolor)
- calceolária (Calceolaria herbeohybrida)
- clívia (Clivia miniata)
- brinco-de-princesa (Fuchsia hibrida)
- flor-de-cera (Hoya carnosa)
- nandina (Nandina domestica)
- campainha ou ipoméia (Ipomoea tricolor)
- maria-sem-vergonha (Impatiens walleriana)
- beijo-de-frade (Impatiens balsamina)

Exemplos de Plantas que gostam de receber Luz indireta não muito intensa:
-
aspargo (Asparagus)
- antúrio (Anthurium andreanum e Anthurium scherzerianum)
- violeta-africana (Saintpaulia ionantha)
- chifre-de-veado (Platycerium)
- singônio (Syngonium)
- asplênio (Asplenium nidus)
- melindre (Asparagus setaceus)
-calatéia (Calathea)
- fitônia (Fittonia verschaffeltii)
- filodendro (Philodendron scandens)
- árvore-da-felicidade (Polyscias fruticosa)
-alumínio ou piléia (Pilea cadierei)

Isto é tudo.
Bjos. Lu. 




Nenhum comentário: