terça-feira, 31 de maio de 2011

Ben 10. Moldes e riscos.

Bom dia, Gente!


Hoje vou postar uns moldes e riscos que compilei para a festinha do aniversário de 05 anos do meu sobrinho. BEN 10 ele disse. A festa tem que ser do Ben 10.

Seguem várias imagens, Todas tiradas da NET.  Créditos aos autores que, infelizmente, não guardei.
















Isto é tudo.
Bjos.Lu.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Montando um pequeno jardim. Dicas de Jardinagem.

Ei, meninas,

Hoje vou falar novamente de flores.


Finalmente consegui arrumar o jardim da frente da minha casa. Agora ele está do meu jeito. Todo florido, é claro!

Acontece, que ainda tenho os canteiros dos fundos para terminar; então minhas pesquisas continuam.

Desde que me mudei para esta nova casa, há cerca de um ano, e até antes de me mudar, passei a ler e pesquisar sobre o assunto jardinagem. Pois bem, o que eu aprendi desde então foi que:

Se você quer montar um jardim ou mesmo organizar um espaço com vasos de plantas, o primeiro passo é conhecer o espaço: suas dimensões, quanto de luz direta ou luminosidade ele recebe diariamente, os ventos que o atingem, poluição, e tudo o mais.

E gente, agora eu sei: alguns desse fatores simplesmente mudam durante os meses do ano. Então, por exemplo, quando me mudei, eu tinha uma jardineira enorme na janela da minha cozinha, com incidencia total do sol da manha. Perfeita para uma hortinha de temperos, eu pensei.

Errado. era então pleno verão, mas, nos meses de outono/ inverno o sol simplesmente não bate nessa parte da casa. Nadinha mesmo.

É que o planeta Terra não mantém o mesma inclinação de seu eixo de rotação durante a translação (percurso da Terra em torno do Sol); A alteração do eixo de rotação da Terra é exatamente o que define as estações do ano;

Não entenderam:  Eu explico, mais ou menos assim: A Terra , em seu movimento de rotação (quando ela gira em torno de si mesma) não fica sempre "empezinha";  ela, vai tombando, inclinando o eixo de rotação em sua volta em torno do sol (translação); alterando, assim o ângulo de incidencia dos raios solares.
Ainda não entenderam?  Então entendam aqui: fisica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/cap2/cap2-1.html

Bem, no meu caso, no final do verão, a sombra pegou um pedaço dos vasos, foi aumentando, até não bater mais sol algum na minha hortinha; Conclusão: Apenas o manjericão sobreviveu e eu tive de escolher outras plantas para colocar lá.

O que nos leva ao segundo passo: A escolha das plantas.

Eu sei, o jardim é seu, você sempre sonhou em tê-lo todo colorido com aquela flor que você recebeu a muda da sua bisavó, que já faleceu ou da sua ex-cunhadinha amada que não está mais entre nós, mas, se as condições do local não atenderem às necessidades básicas da planta. Nada feito.

Para montar um jardim que prospere como voce quer, é necessário escolher as plantas que mais lhe agradam dentre aquelas espécies que se adaptam ao seu espaço.

Assim, por exemplo, se você tem um espaço com bastante sol mas, difícil de regar : plante calanchoes ou hixorias, elas apreciam o solo um pouco mais seco e bastante sol direto; mas se for possível manter o solo sempre umido, plante gerânios hera (uma espécie que é perfeita para vasos pendentes) ou azaléias.

Por outro lado, se o seu espaço é de sombra só, saiba que a intensidade desta sombra (ou da claridade) também importa; com bastante claridade (mas nada de sol direto) você poderá ter brinco de princesa (pendente) clolumélias peixinho (eu adoro) violetas, begônias e  lirio da paz; mas se a luminosidade for pouca, voce poderá optar por samambaias (elas estão na moda) ou bromélias, se o local se mantiver umido.

Exemplos de Plantas que gostam de receber Luz solar direta várias horas por dia (pequei na NET)
- cactos e suculentas em geral
- agave (Agave)
- cravina (Dianthus barbatus)
- cróton (Crodiaeum)
- dracena (Dracaena)
- camarão-amarelo (Pachystachys lutea)
- boca-de-leão (Anthirrhinum majus)
- amarílis (Hippeastrum reginae)
- escovinha (Centaurea cyanus)
- alamanda (Allamanda cathartica)
- babosa (Aloe vera, Aloe barbadensis)
- lanterninha-japonesa (Abutilon megapotamicum)
- sininho (Abutilon striatum)
- acácia-mimosa (Acacia podalyriaefolia)
- dália (Dahlia hibrida)
- papiro (Cyperus papyrus)
- lantana (Lantana camara)

Exemplos de Plantas que gostam de receber Luz indireta e intensa:
-
coléus (Coleus blumei)
- arália (Fatsia japonica)
- espada-de-são-jorge (Sanseveria)
- jibóia (Philodendron oxycardium)
- maranta (Marantha)
- peperômia (Peperomia scandens)
- ciclame (Cyclamen persicum)
- gloxínia (Sinningia speciosa)
-agapanto (Agapanthus africanus)
- alstroméria (Alstroemeria pelegrina)
- begônia (Begonia)
- tinhorão (Caladium bicolor)
- calceolária (Calceolaria herbeohybrida)
- clívia (Clivia miniata)
- brinco-de-princesa (Fuchsia hibrida)
- flor-de-cera (Hoya carnosa)
- nandina (Nandina domestica)
- campainha ou ipoméia (Ipomoea tricolor)
- maria-sem-vergonha (Impatiens walleriana)
- beijo-de-frade (Impatiens balsamina)

Exemplos de Plantas que gostam de receber Luz indireta não muito intensa:
-
aspargo (Asparagus)
- antúrio (Anthurium andreanum e Anthurium scherzerianum)
- violeta-africana (Saintpaulia ionantha)
- chifre-de-veado (Platycerium)
- singônio (Syngonium)
- asplênio (Asplenium nidus)
- melindre (Asparagus setaceus)
-calatéia (Calathea)
- fitônia (Fittonia verschaffeltii)
- filodendro (Philodendron scandens)
- árvore-da-felicidade (Polyscias fruticosa)
-alumínio ou piléia (Pilea cadierei)

Isto é tudo.
Bjos. Lu. 




segunda-feira, 23 de maio de 2011

Seguem os moldes

 Esse é o molde do porta bombom que eu vou fazer, com papel colorset e fita de cetim.

 Esse eu amei tambem, mas não teria tempo para fazê-lo.




Bjos. Lu.
O último. Mais fácil impossível.

Coroação de Maria, Nossa Senhora

Ei, gente!

Eu sei que já está meio tarde, para falar em coroação, já estamos no final do mês de maio, mas vamos lá.

Minha filhinha querida vai coroar Maria neste final de semana proximo, então, como manda o costume (segundo garantiu-me minha sogra) a criança que coloca a coroa deve oferecer às demais um brinde, um agrado uma lembrancinha; normalmente doces.

É claro que eu não podia deixar ela entregar apenas um saquinho cheio de balas e afins, né. mas, por outro lado, fui pega um pouco de surpresa por esta tradição que eu não conhecia.

Resolvi, então, fazer uma coisinha beeem simples.

Pesquisei um pouco na Net e encontrei algo perfeito: um porta bombom em formato de anjo. Não tem o passo a passo, mas não precisava, mesmo. è só cortar o molde um papel de alta gramatura (mais durinho) duas vezes para cada e como um espaço entre eles, em forma de retangulo, para encaixar o bombom e amarrar uma fita bonita. Fácil assim.

Então segue o molde, alem de outros que consegui e podem servir para outrem.

Bjos. Lu.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

MONTANDO UM JARDIM

Ei, meninas,

Hoje vou falar de flores, "para não dizer que não faleis das flores":

Quando penso em plantas ou em montar um jardim, não consigo imaginá-lo sem flores; embora reconheça que há alguns lindíssimos, apenas com folhagens de cores e tons diferentes.

Acontece que as plantas, não florescem  todo o tempo, elas precisam de um descanço, para tornarem a produzir.

Assim é que há as flores de maio, as de abril as de inverno e as de verão. E, para se ter um jardim sempre florido, é preciso misturar as diversas especies de plantas para que, uma enfeite com seu colorido o merecido repouso da outra; e seu jardim esteja sempre florido.

Seguem algumas informações que consegui coletar nas minhas andanças pela net. Aproveitem.

É tudo.
Bjos. Lu.


Flores que florescem (quase) o ano todo: amor-perfeito japonês, Boca-de-Leão, celestina, cosmos, cravínia, flor-de-mel, laços-espanhóis, lobélia, mosquitinho, perpétua, saudades e sempre-vivas.
- Verão: as flores mais indicadas são as rosas, a flor-de-lis, a gérbera, o Amarílis, as bromélias, o bico-de-papagaio e outras menos conhecidas.
- Outono: você também pode plantar gérberas; assim como a Hortência, a flor-de-maio, a azaleia, o rabo-de-gato e a margaridinha. - Inverno: você pode escolher o lupino, o lírio-da-paz, orquídeas, a flor-de-sino, as begônias, a prímula, e a azulzinha. - Primavera: a estação das flores é a época ideal para plantar a gérbera, a violeta, o narciso, a petúnia, as bromélias também podem ser escolhidas, os lírios, o lisianthus, a Boca-de-Leão e o crisântemo.
Para locais pequenos sem sol: Lírio da Paz e Ráfis
Para locais pequenos com sol: Lírio Amarelo, Moréia e Pseudo Íris

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Cardapio semanal

Ei, meninas (os),

Hoje decidi adotar um cardápio fixo (o quanto possivel) lá pra casa.
Um cardápio diário, semanal e até mensal, preestabelecido traz muitas vantagens.
É mais prático, mais econômico, mais balenceado.

Vale a pena investir na escolha ou planejamento de um cardapio semanal ou mensal, pois o tempo e trabalho dispendidos serão economizados dia a dia ou refeição a refeição, quando aquela perguntinha básica "O que farei para o almoço, hoje?" não precisará ser feita.

Além disso, montando um cardápio semanal nós teremos a visão exata do que estamos ingerindo em cada refeição, e poderemos tornar nossos hábitos alimentares mais saudáveis.

Eu pensei nos pratos preferidos lá de casa e fiz alumas combinações de prato principal com acompahamentos que podem servir de idéia para vocês. Para o jantar, gosto de servir (de cozinhar, na verdade) um prato único/ completo.
Também considerei que nos finais de semana, normalmente abusamos da carne vermelha e doces, então o cardápio da segunda feira, deve ser "mais calminho", entendem?!...

Vejamos:

ALMOÇOS:

Peixe  ou coxas de frando assados; batatas e cebolas bolinhas também assadas (tudo junto); salada de rúcula (adooooro) e tomates secos (ou tomates cerejas) salpicada com castanhas do pará.

Picadinho de carne ou frango com molho de tomate e milho, batatas assadas com queijo ou em purê e salada de folhas verdes e tomates.

Bife acebolado ou bisteca, couve-flor gratinada ou sufle de chuchu e salada de beterraba com cebolinha verde picada;

Almondegas  ao molho de tomates com legumes ralados (chuchu, cenoura, beterrada) ou refogado de carne moída com legumes picadinhos, angu ou suflê de milho;

Picadinho de figado acebolado ou lagarto assado,  purê de abóbora ou de cenouras e salada de chuchu com cebolinhas picadas.

Feijão preto com linguiça ou feijão branco com dobradinha e bacon, farofa de milho com cenoura e salada de maças e cebola raladas (adoooro).

Nuggets fritos ou assados, salada de beterraba e chuchu com cebolinha verde picada, ovo frito ou omelete de queijo.

JANTARES:

Omeletes de queijo, tomates e bananas ou panquecas de legumes com carne moída ou presunto.

Nhoque assado/ torta de batatas com frango ou presunto ou batata assada recheada.

Arroz completo (carne moída e legumes) ou galinhada ou ainda paella.

Canja de galinha ou caldo de feijao com carne moída e mussarela ralada, ou vaca atolada (Vida adora).

Espaguete ao molho de carne moída com legumes ralados ou espaguete ao alho e óleo com salsichas cozidas no microondas.

Pizza caseira de presunto e milho ou tomates e manjericao ou torta de liquidificador com recheio sardinha ou presutno ralado.

Cachorrro-quente ou sanduiche de carne, frango ou ovo com alface e tomates e batata palha.

Depois pensarei no cardapio para o lanche.

É tudo.
Bjos.Lu.

terça-feira, 10 de maio de 2011

É ela !!! Orquidea Laelia Crispilabia - L. Rupícula

Ei, gente!

Encontrei!

Quero dizer, finalmente, consegui identificar as minhas orquideas. Eu as comprei, há cerca de um ano, cheias de florizinhas lilases em forma de estrelinhas, em hastes longas e finas, cerca de 6 a 8 em cada; mas, após cerca de um mês, as flores caíram e não nasceram mais.

Eu as estava tratando como se tratam a maioria das orquideas (90% delas são epífitas) em vasos com fibra de coco e meia sombra.
Mas, passados doze meses (mais ou menos) elas não voltaram a florir; então, pus-me a investigar:

Elas, as Orquideas Laelia Crispalabia, são orquídeas rupículas, que vivem sobre pedras. É mole?
E mais, são nativas do cerrado brasileiro, daqui de Belo Horizonte, fixam-se sobre as rochas ricas em minerio de ferro e apreciam bastante claridade e até o sol direto, desde que suas raízes estejam protegidas sob o limo que se forma sobre as pedras.

Elas apreciam muitíssimo uma tal de "pedra-canga" ou "tapiocanga', como é conhecida no Mato Grosso, mas desenvolvem-se muito bem sobre brita comum.

Vou transportá-las hoje mesmo. Depois mostro aqui. Por enquanto fica esta foto da net só para vocês saberem de qual eu estou falando e, se tiverem uma igual, não colocarem a pobrezinha na fibra de coco.

É tudo.
Bjos. Lu.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Brigadeiros

Brigadeiro é um docinho que tem  cara de festa infantil (mesmo que que a comemoração seja outra). Eu amo. O tradicional mesmo sabe, uma lata de leite condensado para três colheres de achocolatado e uma de margarina. É tudo e pronto; é só comer de colher ou enrolar pequenininho passando no granulado ou em chocolate ralado. (hum...).

Esses dias teve aniversário em casa, então improvisei uma festinha. Com brigadeiro, claro.
Acabei inventando uma variação de "Brigadeiro prestígio": a receita tradicional enrolada e passada em coco ralado. Ficou demais. Eu amei.

Ai lembrem de umas receitas diferentes de brigadeiro que eu tinha há algum tempo. Seguem outras variações que achei na net. (Não tenho os créditos).

"Brigadeiro Goiabada"

300g de goiabada em corte.
150g  de leite em pó de boa marca.

Modo de Preparo

1. Pique a goiabada em cubos.
Ponha em uma panela de fundo grosso e leve ao fogo médio a
brando, mexendo sempre para a goiabada derreter.
2. Quando estiver totalmente derretida vá colocando aos poucos o
leite em pó sem parar de mexer para que todo leite em pó se
incorpore à goiabada homogeneamente. Quando soltar do fundo da
panela pode desligar o fogo.
3. Ponha em um prato untado, espere esfriar e enrole os
docinhos.
4. Passe as bolinhas no confeito de bolinha de chocolate branco
(miudo) e ponha nas forminhas.
Rende 60 docinhos.
              

"Brigadeiro Milho Verde"

Ingredientes
- 1 lata (200 g) de milho verde escorrida
- 1 lata (395 g) de leite condensado
- 1 colher de sopa (15 g) de margarina
- Granulado colorido ou coco ralado pra polvilhar

Modo de Preparo

1. Bater no liqüidificador o leite condensado com o milho.
2. levar ao fogo até ferver.
3. Misturar a margarina e continuar mexendo até soltar do fundo
da panela.
4. Despejar num prato untado e esperar esfriar.
5. Fazer bolinhas e passar no Granulado colorido ou coco ralado


Isso é tudo.
Bjos. Lu.





Cheguei!

Boa tarde, pessoas!

Começa hoje o meu blog.
Pretendo trazer imagens inspiradoras de tudo que gosto e, espero, vocês também gostem;
Organizar minhas ideias e meus guardados da net;
Bjos.
Lu